Você não precisa medir a comida, contar calorias nem nutrientes para comer bem!

"Como ter uma alimentação saudável?"

"O que eu faço para comer bem?"

"O que é ter uma boa relação com a comida?"

Compartilho aqui um texto que, na minha visão, define lindamente o que é esse tal "equilíbrio alimentar" que tanto buscamos.

A autora usa o termo "comer normalmente", mas cabe substituir por qualquer um dos que citei antes 😉


“Comer normalmente é ser capaz de comer quando você está com fome e continuar comendo até ficar satisfeito.

É ser capaz de escolher os alimentos que você gosta e comê-los até aproveitá-los suficientemente – e não simplesmente parar porque você acha que deveria.

Comer normalmente é ser capaz de pensar um pouco para selecionar alimentos mais nutritivos, mas sem ser tão preocupado e restritivo a ponto de não comer os alimentos mais prazerosos.


Comer normalmente é dar permissão a você mesmo para comer às vezes porque você está feliz, triste ou entediado ou apenas porque é tão gostoso.


Comer normalmente é, na maioria das vezes, fazer 3, 4 ou 5 refeições por dia, ou deixar a sua fome guiar quantas vezes vai comer.

É também deixar de comer algum pedaço de bolo porque você pode comer mais amanhã ou então comer mais agora porque ele é maravilhoso enquanto ainda está quentinho.


Comer normalmente é comer em excesso às vezes e depois se sentir estufado e desconfortável. Também é comer pouco de vez em quando, desejando ter comido mais.

Comer normalmente é confiar que seu corpo conseguirá corrigir os pequenos ‘erros’ da sua alimentação.

Comer normalmente requer um pouco do seu tempo e atenção, mas também ocupa o lugar de apenas uma área importante, entre tantas, de sua vida.


Resumindo, o ‘comer normalmente’ é flexível. Ele varia em resposta às suas emoções, sua agenda, sua fome e sua proximidade com a comida e seus sentimentos.” 💜

⠀⠀

-----

Tradução do @nutricionista.cezar (uma adaptação da autora Ellyn Satter).

Da época que ainda nos aglomerávamos nos cursos presenciais: novembro de 2017, em POA/RS.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo